terça-feira, 1 de maio de 2012


AMOR  E  RESPEITO



Todo cidadão nato,
É o nascido no local.
Atributo que apenas não basta,
Necessita amor ferrenho e um forte ideal.

Apesar  de não ter nascido  guarulhense,
Aprendi  amar esta terra  no seu  sentido geral.
Aqui finquei estacas, criei raízes,
Construí minha vida,  estabeleci meu  ideal.

Vindo da capital do Estado,
Cheguei no tempo do respeito,  do carinho e tudo mais.
Não havia maldades, intrigas,
Todos respeitavam seus iguais.

Uma cidade pequena,
Poucas praças e uma rua principal.
Usadas para reunião das pessoas,
Na comemoração  dos dias santos ou  outro festival.

Nos flertes ou passeios de mãos dadas,
O respeito no namoro imperava.
Em dias festivos e nos fins de semana,
Ninguém jamais vacilava.

Cinemas, poucos existiam,
A matinê nos domingos era pra valer.
Além do grande filme, o seriado,
Ambos impossíveis de se perder.

Saudades do Cine República,
Pois  já não existe mais.
Que apresentava  os grandes  farowest,
Além dos  clássicos filmes universais.


Reunião do povo era a noite,
Sempre na rua principal.
Para participar do vaivém alegre,
Esse era o passeio ideal.

Uma participação  quase obrigatória,
Para moças e rapazes sempre bem vestidos.
O respeito era o forte entre as pessoas,
Não havia mal entendido.

Por ser distante dos bairros,
A concentração no centro tinha hora marcada.
Não ultrapassava das dez e meia,
E a reunião estava terminada.

Demorava uma semana,
Até chegar  novo encontro.
Todo esse  tempo se gastava planejando,
Para deixar tudo pronto.

Nos encontros se discutia,
Amor, trabalho e conquista.
Botava-se o papo em dia,
Sem  esquecer nada da lista.

Dias cívicos, missas  e  futebol,
Motivos  para se comemorar.
O importante era aguardar a hora,
Ninguém  costumava  faltar.

É desse saudoso tempo,
A inauguração da bela Praça Getúlio Vargas,
Que veio  aliviar a rua D. Pedro,
Trazendo graça,  beleza,  para aquelas novas plagas.

Tanto a Rua como a Praça,
                        Tem memórias gravadas na história,   
                         Para uns traz lembranças  felizes,
 E para outros,  satisfação e muita glória.

O progresso espantoso em que vivemos,
 Sempre ajuda, mas também  atrapalha.
 Acabou com o amor, o carinho e o respeito,
 Ficando a tristeza que nos esmigalha.

 Guarulhos me deu as primeiras letras,
 Feliz, participei desses momentos da história.
 Cresci me tornei adulto, formei família,
 Consegui meus bens, alcancei  minha vitória.


  Para mim esta terra tem valor,
  Pois iluminou o meu caminho,
  Com todo município de Guarulhos,
  Eu tenho muito respeito e carinho.


  Por isso sou guarulhense,
  Com   alma pura  e  paixão,
  Amo demais esta terra,
  Pois ela me deu a mão.


   A ti  cidade inesquecível,
   Que é meu berço de formação.
   Por  teres  me recebido  de  braços abertos,
   Eu te dou meu coração.



                                                             SILVIO  RIBEIRO
                                                                   AGL -  2008


          


          
          



Nenhum comentário:

Postar um comentário