quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

“Destino... Guarulhos – A História Completa do Trem da Cantareira

DESTINO ... GUAULHOS


Este Livro – “Destino... Guarulhos – A História Completa do Trem da Cantareira, retrata com exatidão período romântico que marcou início do crescimento de Guarulhos


"Tudo acontecia no trem de Guarulhos. A cidade não seria nada sem o trem"

“A gente era feliz e não sabia.” Este é apenas um dos inúmeros comentários emocionados ouvidos entre as cerca de 80 pessoas presentes ao lançamento do livro “Destino... Guarulhos – A História do Trem da Cantareira”

Lançamento ocorreu no Auditório Pedro Dias Gonçalves da Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, no Centro de Guarulhos, em 2007.

A obra – encadernada em 192 páginas ilustradas com fotos da época – é um retrato fiel de toda a história da Estrada de Ferro da Cantareira, cujos trens alcançavam os altos da Serra do mesmo nome e também pelo ramal de Guarulhos, chegava ao centro dessa cidade e que circulou por 50 anos em terras guarulhenses e ajudou a alavancar o crescimento do município, entre 1915 e 1965. Além do transporte de passageiros, a estrada de ferro que cortava Guarulhos mandava para a Capital uma série de produtos fabricados por aqui, como tijolos, telhas, pedras materiais esses muito utilizados em importantes construções, como a Pinacoteca e a Santa Casa de São Paulo, Palácio da Indústrias, Museu do Ipiranga partes da Catedral de São Paulo e também hortifrutigranjeiros que abasteciam o Mercado Municipal. Esse ramal pertencia ao complexo ferroviário Cantareira, administrado pela Estrada de Ferro Sorocabana.

A nova linha férrea – anunciada para ligar, a Capital com o Aeroporto Internacional, em Cumbica acredito não venha substituir a antiga estrada de ferro. “Pode ser que a utilidade se equipare ao antigo trem, que trouxe muito progresso para cá. Mas o romantismo do Trem das Onze, como ficou conhecido e imortalizado aquele meio de transporte, nunca será alcançado pela nova linha”.

Para o ex-maquinista Antônio de Castro, de 83 anos, o novo trem não trará nem uma coisa, nem outra. Castro, nascido no Jaçanã e morador do bairro Gopoúva em Guarulhos há 55 anos, trabalhou durante 18 anos no que chamava de “Maria Fumaça” e acredita que a maior parte da extensão territorial do municipio não será servida pela nova linha férrea se esta vier a acontecer em Guarulhos, “Será um percurso frio, muito diferente da do meu tempo".

Autor

Formado em Direito, Pedagogia, Estudos Sociais, Pós-Graduado: em Geografia; História dos Sistemas Econômicos e Sociais; Cidade :- Memórias, Patrimônios e Histórias; Especialista - Docência do Ensino Superior, Professor de diversas disciplinas, escritor e pesquisador da história de Guarulhos, autor de livros históricos sobre Guarulhos, vencedor em diversos concursos de contos e poesias em cidades de São Paulo, membro efetivo da Academia Guarulhense de Letras, ocupando a cadeira N.º 27 cujo patrono é Pedro Dias Gonçalves.


Editora Germape – 192 páginas

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2 comentários:

  1. A ligação ferroviária para trens de passageiros Guarulhos (Cumbica) ABC (Santo André)

    Entendo ser uma melhor opção a ser planejada é a ligação desta futura linha 13-Jade com a região do ABC, mais precisamente com a Linha 10-Turquesa no município de Santo André.

    Dentre as propostas apresentadas, entendo ser a do prolongamento da Linha 1-Azul do Metrô partindo do Tucuruvi, a mais sensata, porém não é a que esta sendo feita, outra opção teria como destino, no mínimo até o Brás, que também não será feita, com esta opção da nova Linha 13-Jade chegando até engº Goulart com transbordo obrigatório para a Linha 12-Safira que já se encontra ultra saturada.

    Devemos ficar vigilantes, e que a ligação até esta estação seja só uma primeira etapa, e que no mínimo seja feita utilizando bitola de 1,6 m e a largura padronizada dos carros de 3,15 m iguais aos existentes, permitindo a interpenetração, pois nem conseguiram acabar com o caos da estação da Luz, e já estão "planejando" outros inúmeros transbordos na nova estação Tamanduateí com as linhas 10-Turquesa, 2-Verde, e os monotrilhos Expresso ABC e Expresso Ipiranga Tiradentes, com um agravante, de que as plataformas da estação Tamanduateí são mais estreitas que a Luz, e não satisfeitos, já prevendo a expansão em linha reta em monotrilho, é assim nas linhas 2-Verde na estação Vila Prudente com a futura ligação com a 5-Lilás na estação Chácara Klabin e com a linha 1-Azul na estação Santa Cruz, e o projeto da futura linha 6-Laranja com transbordo obrigatório entre Metrô e Monotrilho caso os usuários desejem prosseguir viagem, fazendo que tenham que fazer múltiplos transbordos provocando enorme desconforto.

    Em uma concorrência governamental recente da CPTM-SP, os valores cotados pelas montadoras, foi ~ 80% superior aos praticados pela indústria chinesa e em relação ao fornecimento recente para a SUPERVIA-RJ e as carruagens já vieram na bitola de 1,6 m e na largura de ~3,15 m, com ar condicionado e circuito interno de TV, e sem a necessidade de se adaptar estribos nas portas (gambiarra) para compensar o vão com a plataforma, ou seja exatamente conforme as condições brasileiras, sepultando os argumentos de custo menor dos defensores deste padrão europeu com carruagem de 2,9 m e bitola de 1,43 m.

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  2. Já estamos em 2016, e novamente é adiado o início da expansão da linha 2-Verde do metrô até Guarulhos, e não deve ter sua extensão concluída até 2020 se dependermos destes atuais governantes federais, estaduais e municipais.

    No Brasil não existe uma lei semelhante a das Responsabilidades Fiscal (mais conhecida como "Pedaladas fiscais"), que pune os governantes que gastam mais do que arrecadam, e que burlam a lei, por este motivo não acontece punição alguma para quem promete nas campanhas eleitorais e não as cumpre.

    O resultado disto são as inumeráveis obras incompletas ou mal planejadas, como as maiorias das ociosas ciclovias em detrimento aos corredores de ônibus e o questionável Monotrilho, e infindáveis festivais de compromissos não cumpridos, e os responsáveis imputados.

    De qualquer forma a extensão da Linha 2-Verde atualmente continua a ser a melhor opção do que quaisquer outras que é a de se utilizar as linhas 13- Jade ou 12-Safira congestionadas da CPTM ou a projetada linha 14-Onix que nem saiu do papel ou os Monotrilhos.

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